1.3.10

Trabalhar na Granado

Quem já conhece o estudio visita sabe como é o esquema. Os integrantes, Mai Silva e Leo Vilas, tocam o estudio e tentam conciliar as atividades do visita com os seus empregos. Mai vai falar um pouco de como é o processo de criação onde ela trabalha como Analista de Desenvolvimento de Produtos, na Granado, no Rio de Janeiro.

"Faço parte da equipe de Desenvolvimento de Produtos da Granado. Somos os responsáveis por pesquisar, pensar, criar e fazer os produtos se tornarem reais para irem para as prateleiras das lojas Granado, farmácias, drogarias e supermercados de todo o país. Como trabalhamos para duas marcas distintas, Granado e Phebo, temos que saber bem como separar a criação para cada uma das marcas. Cada uma tem um direcionamento e um posicionamento diferente diante do público.
Todo processo começa com uma pesquisa, vemos as demandas de mercado, o que está sendo lançado no mundo, o que nossos consumidores pedem, quais são as demandas das nossas lojas, todos esses dados servem para definirmos qual produto será lançado.
Depois de definirmos o produto, começa a segunda etapa, onde o produto começa a ser formulado e quem toca essa etapa do processo são as farmacêuticas. São várias fórmulas e testes até chegarmos ao resultado esperado.
Na terceira etapa, eu volto ao processo; vamos fazer a escolha da essência para o produto. Essa etapa é uma das mais interessantes. Confesso que nunca tinha me imaginado trabalhando com isso, já que o foco da minha formação é em design gráfico. Desenvolvemos um briefing super detalhado para as casas de fragrâncias descrevendo o caminho olfativo que queremos para o produto em questão [se ele vai ter um cheirinho mais cítrico ou floral ou amadeirado etc]. Recebemos várias sugestões de fragrância e experimentamos, cheirando e observando as notas de cada uma. Só assim podemos escolher qual a essência que o produto vai ter.
Agora entra o design no processo, vamos ao desenvolvimento da embalagem. Depois de selecionarmos o recipiente em que o produto vai ser apresentado, começa o desenvolvimento do conceito gráfico da linha em que o produto vai estar. Com o conceito definido, faço o desdobramento, aplicando nas embalagens de todos os produtos que vão estar na linha.
Com a embalagem aprovada, vou para a gráfica acompanhar de pertinho a produção para que tudo saia como foi planejado e as cores estejam de acordo com as que foram escolhidas. Depois de prontas, as embalagens vão para fábrica para receber os produtos e em seguida ir para as lojas. Enquanto isso já estamos novamente fazendo todo esse processo para o lançamento seguinte, afinal de contas temos que ter sempre novidades chegando às lojas."

Um comentário: